segunda-feira, 2 de junho de 2014

Reflexões acerca do significado de sucesso

Você é uma pessoa de sucesso? Você já parou para analisar o significado dessa expressão? A sociedade, em geral, atribui como sentido à palavra sucesso, o alcance de resultados desejados, conquistas, realizações. Mas seriam essas metas determinadas pela sociedade, ou pelo próprio indivíduo?

O significado da palavra sucesso varia na mesma proporção das mudanças de paradigmas socioculturais. Houve um tempo, por exemplo, no qual construir uma família numerosa e provê-la de tudo quanto necessário materialmente era considerado sucesso. Atualmente, sucesso, para muitos, está associado a dinheiro, fama e/ou prestígio social. Seria esse o sentido real da palavra?

Muitas pessoas rotuladas como ”bem-sucedidas” socialmente se encontram doentes, e a prova mais evidente dessa assertiva é a ampla demanda nos consultórios psiquiátricos e psicoterapêuticos, além da proliferação de indústrias farmacêuticas e suas legiões de dependentes químicos.

Esse fenômeno se explica pela divisão do conceito de sucesso, fruto de uma visão fragmentada e separatista: sucesso na vida profissional, pessoal, amorosa, social, espiritual, dentre outros.

Todavia, o sucesso de um indivíduo somente pode ser mensurável, por si próprio, a partir da observação do Ser de forma integral, holística, sendo, portanto, um conjunto, um todo. Didaticamente, porém, podemos, e devemos, somente para tanto, dividir o termo em áreas, a fim de identificar dentro do todo, quais aspectos de nossas vidas necessitam de ajuste.

Seria, então, sucesso, uma condição mental? Seria um estado de espírito?

Não existe fórmula ou conceito capaz de explicar genericamente o termo, pois a noção de sucesso é algo muito íntimo e pessoal.

Para mim, construir uma vida baseada na retidão de caráter, ser protagonista de meus próprios passos tendo a clara noção de meu papel no mundo, e agir nele conforme minhas qualidades íntimas, é sucesso, pois trás autorrealização e, consequentemente, felicidade, sendo que este estado de espírito somente pode ser conquistado mediante o cultivo diário de uma consciência tranquila.

Ser feliz, portanto, é o maior significado que posso atribuir à palavra e a retidão moral se constitui em sua base.

E para você? Pergunte a si mesmo: sou uma pessoa de sucesso? Em quais aspectos de minha vida gostaria de ter sucesso? O que posso fazer para alcançar sucesso naquilo que almejo? O que isso pode agregar a mim enquanto Ser Integral?

Lembre-se que sucesso é algo que sucede uma ação, um acontecimento: é o resultado de algo. Assim, a inércia jamais te levará ao sucesso.

Assuma, portanto, o papel de protagonista de sua vida, estabeleça metas em diversos aspectos de sua existência, planeje seus passos, tome as ações necessárias, se preciso mude a direção, enfim, atue de forma consciente, de acordo com suas qualidades íntimas, e as portas da autorrealização se abrirão à sua frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário